Museu da Imigração -SP busca cadernos de receitas para exposição temporária



O Museu da Imigração - SP está à procura de cadernos de receitas para compor seu próximo projeto, a exposição temporária “Migrações à mesa”, que estreia em setembro de 2016. A ideia é que esses cadernos familiares - com origens migrantes - façam parte de um módulo da nova exposição. 

O MI compreende a culinária como um patrimônio imaterial de culturas, e já propõe ações que vão além do seu acervo, como a captação de história oral e programações culturais como a Festa do Imigrante e os workshops culinários “Temperos do Mundo”.

Com o “Migrações à mesa”, essa proposta se expande, já que a temporária pretende mapear, pesquisar e comunicar acervos, receitas e práticas de grupos imigrantes e migrantes, tanto de períodos passados quanto do presente. Desse modo, é interessante que os cadernos sejam de diferentes períodos e possuam anotações, manchas e detalhes que ajudem a contar as histórias de famílias que encontraram seu lar em São Paulo.


Para participar da primeira etapa, os interessados devem enviar duas fotos (uma da capa e outra do interior do caderno) e um breve texto sobre a história do objeto para pesquisa@museudaimigracao.org.br, até 30/03/2016.